10 atividades para entreter crianças em época de isolamento social.

March 23, 2020

Março está terminando de uma forma que nem nos nossos maiores pesadelos poderíamos imaginar: com isolamento social. 
O Covid19 trouxe consigo uma verdadeira mudança na rotina de milhões de pessoas. Comércios fechados, trânsito livre, escolas fechadas e crianças em casa. Nesse momento, milhares de mães estão precisando se desdobrar para manter as crianças entretidas para evitar um verdadeiro  colapso dentro de casa. Cheias de energia, é preciso criar atividades divertidas para animar e distrair os pequeninos num momento tão delicado.
E foi pensando nisso, que selecionamos 10 atividade  pedagógicas que poderão ajudá-las a manter a harmonia em casa nesse período de quarentena. 

 

Ajudar nas Tarefas de Casa
Obviamente essas atividades irão variar conforme a idade da criança. Cabe o bom senso na hora de distribuir as tarefas. Enxugar a louça, ajeitar a própria cama, colocar as roupas no cesto podem ser atividades que ajudarão o tempo a passar. Limpar o tapete pode ser uma tarefa ainda mais divertida. Só passar fita adesiva com a cola para fora nos pés dos pequenos e pedir que caminhem pelo tapete. Divertido e funcional! Hehe

 

Escravos de Jó

Uma brincadeira que estimula a coordenação motora, atenção e ritmo. Em grupo (melhor a partir de 3 pessoas) os jogadores sentam em círculo, cada um com uma pedrinha ou outro objeto pequeno, que será passado de um integrante para o outro em uma coreografia de vai e vem seguindo o ritmo da música “Escravos de Jó”:”

 

“Escravos de Jó jogavam caxangá os jogadores vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só)

Tira, (cada um levanta a pedra que está em suas mãos)
põe, (colocam a pedra de novo no chão)

deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)
Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita)

fazem zigue (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam)
zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam)

zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente)”

 

Bolhas de Sabão

Qual criança não gosta de bolha de sabão? É uma atividade divertida, e que encanta tanto adulto quanto crianças.

Para brincar você só precisará de um copo com água, detergente e um pouquinho de açúcar.  Junta tudo e tá pronta a misturinha. Para fazer as bolhas será necessário um canudo, mas se não tiver pode ser o cabo de uma tesoura, para servir de molde para as bolhas.  Além de lúdico, é uma excelente atividade para o fortalecimento da musculatura dos pulmões.

 

O que falta

Uma atividade para exercitar a atenção e memória. Sobre o chão disponha alguns objetos. Peça que as crianças observem por um tempo (quanto menor a criança, mais tempo vai precisar). Peça que virem de costas e retire algum objeto do chão. O objetivo do jogo é acertar qual o objeto que foi retirado. Você pode aumentar o nível de dificuldade embaralhando os objetos do chão.

 

CinePipoca

Em dias onde a TV só fala sobre o corona vírus, é importante se desligar das notícias um ouço. Promova um momento de prazer comendo pipoca e assistindo algum filme com as crianças. Felicidade e tranquilidade garantida.  Essa atividade estimula a capacidade de concentração.

 

Pintura Invisível

Para dias de calor, uma atividade com água cai muito bem. Forneça um pequeno balde com água, pinceis e uma parede lisa para as crianças. Estimule o imaginário dos pequenos dizendo que você tem uma tinta especial que quando seca fica invisível e os estimule a pintar na parede com os pinceis molhados.  Diversão garantida e sem sujeira, trabalhando a criatividade e a coordenação motora dos pequenos.

 

Massinha caseira

Massinha é uma atividade que estimula o imaginário e o contato com  novas texturas.  O que muitas vezes incomoda é o fato de elas grudarem nas coisas, principalmente dentro de casa. Para os menores ainda há o risco de ingerir a massa. O que propomos aqui é a confecção da própria massa de modelar, com produtos comestíveis que na maioria das vezes  temos em casa.

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

  • 1/2 xícara (chá) de sal

  • 1 xícara (chá) de água

  • 1 colheres (sopa) de óleo

  • 1/2 colher (sopa) de vinagre

  • Corante de alimentos líquido (cores desejadas)

Preparo

Em uma vasilha coloque todos os ingredientes, exceto o corante.  Mexa bem até a massa ficar bem homogênea.  Separe uma bolinha de massa, faça uma abertura central e pingue algumas gotas de corante. Caso a massa fique seca adicione mais um pouquinho de água, e se ficar mole, é só acrescentar um pouquinho de farinha para regular.Vá misturando até a massa ficar com a cor uniforme. Depois disso a massinha está pronta para brincar.  (Depois de brincar guarde a massinha em um pote fechado para não ressecar)

 

Cabana

Uma das brincadeiras favoritas das crianças é a cabaninha. Hoje no mercado há uma porção de barracas prontas, mas o divertido nessa atividade é o desafio de criar sua própria cabana. Você pode utilizar um lençol sobre duas cadeiras por exemplo, ou o que a sua imaginação mandar.
É importante que os pais permitam que os filhos opinem e proponham formas de construir a cabaninha para que eles se sintam ouvidos e usufruam ainda mais quando a brincadeira estiver pronta.

 

Cozinhar

Em dias de isolamento social o que mais temo feito por aqui( acredito que por aí também) tem sido comer. E com as crianças em caso o desafio é dobrado, pois o lanchinho da tarde requer criatividade e bom gosto. Os melhores pratos para se fazer com as crianças são aqueles que não demoram muito para ficar pronto e são diferentes.
O bom senso é rei nessa atividade. Respeite a idade e os limites que seu filho impor durante a montagem dos pratos. Pastel, panqueca, salada de frutas e bolo de chocolate são algumas das nossas sugestões.
Aqui muitos pais devem estar se perguntando: “Como vou fazer panqueca com uma criança?”. A parte mais perigosa, como a que lida com faca e fogo, por exemplo, será de responsabilidade do adulto. Nesse momento seu filho pode ficar encarregado de colocar o recheio na panqueca e enrolar por exemplo. Ou lavar as frutas da salada enquanto você as corta. E porque não, não permitir que a criança recheie e feche a massa do pastel? Além de ser uma atividade extremamente saborosa, a você estará trabalhando aspectos pedagógicos tais como relação entre número e quantidade, tempo e texturas.

 

Caça ao tesouro

Páscoa chegando e nada mais legal que uma caça ao tesouro. Se não for possível fazer a caça com  ovos de chocolate, utilize  bolo de cenoura embalado individualmente ou o que a sua criatividade permitir. Esconda ( sem que seus filhos saibam) e faça cards com pistas de onde o tesouro poderá estar. As crianças procurarão com base nas informações, e o prêmio é comer o bolinho. Tenho certeza que o sabor será ainda mais gostoso

 

 

Brincadeiras como quebra cabeça, pega-varetas, pintura, morto-vivo, cama de gato, elástico entre  tantas outras também são super úteis para ajudar as crianças a passar por esse momento de uma forma mais leve. 
Aproveitem esse momento para criar momentos felizes com as crianças, depois que tudo isso acabar só ficarão as boas lembranças. 

É isso então, "gentche".

Espero que tenham gostado das dicas e caso façam alguma e queiram compartilhar conosco é só compartilhar com a #felicita. Vamos adorar ver!

Beijão. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Calendários 2020

January 2, 2020

1/2
Please reload

Posts Recentes

March 4, 2020